19/09/2015

Tai chi chuan


                                                          


                                                         
                                                            Tai chi chuan













Tai chi chuan é uma arte marcial chinesa, parcialmente baseada no ( bā guà 八卦), categoria esta nomeada em chinês neijia (內家).

Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento.



O tai chi chuan tem suas raízes na China, sendo, atualmente, uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação (tao yin) e com a promoção da saúde, oferecendo, aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades, uma referência de tranquilidade e equilíbrio.



Os criadores do tai chi chuan basearam sua arte na observação da natureza - não apenas na observação dos animais, mas também no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.



Estudado pela medicina tradicional chinesa, revelam o tai chi como uma fonte efetiva de energia que encontra-se em nosso interior, situada na região do corpo nomeada pelos chineses de dantian médio.

São cinco os estilos de tai chi chuan reconhecidos como tradicionais pela comunidade internacional: cada um deles recebeu o nome da família chinesa que o criou, desenvolveu e transmitiu.



O tai chi chuan foi concebido e se desenvolveu na antiguidade como uma forma avançada e eficaz de combate.

Sua aplicação como arte marcial acontece através do uso de movimentos circulares e contínuos que acompanham e complementam os movimentos do adversário de um modo similar ao ilustrado pelo símbolo do tai chi



A prática do tai chi chuan focada na questão marcial e a prática focada na questão da saúde podem ser vistas como estes pólos extremos, para que o treinamento seja efetivo é necessária a presença destes dois aspectos.



Sabendo isto, é importante que o interessado em praticar tai chi chuan converse com os responsáveis pela orientação de seu grupo para descobrir como são abordados os diferentes aspectos pertinentes a esta prática, como: a autodefesa; o treinamento para a saúde; e o equilíbrio dos aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais, verificando se estas posturas correspondem às suas expectativas em relação à prática.


Observe os dois vídeos a seguir, o primeiro focado na questão da saúde e o outro na questão marcial.


Pesquisa: silveira
Fonte: pt.wikipedia.org    Fotos: www.google.com.br   Vídeo: www.youtube.com