29/08/2015

Samurai


                                                           Samurai - 侍





O samurai era uma pessoa muito rígida moralmente, tanto que se seu nome fosse desonrado ele executaria o seppuku, pois em seu código de ética era preferível morrer com honra a viver sem a mesma.

A espada Katana foi a arma mais usada no Japão Medieval.
Seppuku, (Harakiri) suicídio honrado de um samurai em que usa uma tanto (faca) e com ela enfia no estômago e puxa-a para cima eviscerando-o. Uma morte dolorosa e honrada.

Cena do filme Os 13 assassinos.
Inicialmente, os samurais eram apenas coletores de impostos e servidores civis do império. Era preciso homens fortes e qualificados para estabelecer a ordem e muitas vezes ir contra a vontade dos camponeses.



Era esperado dos Samurais que eles não fossem analfabetos e que fossem cultos até um nível básico, e ao longo do tempo, durante a era Tokugawa, eles perderam gradualmente a sua função militar.

Cena do filme Os 13 assassinos.
Um termo mais apropriado para Samurai é bushi (武士) ("guerreiro ou homem de armas"). No entanto, o termo "Samurai" refere-se normalmente à nobreza guerreira e não por exemplo à infantaria alistada. Um samurai sem ligações a um clã ou daimyō era chamado de ronin.



Rōnin são também samurais que largaram a sua honra ou aqueles que não cumpriram com o seppuku, que significa dividir a barriga, de modo a repor a honra do seu clã ou família.

Posteriormente, por volta do século X, foi oficializado o termo "samurai", e este ganhou uma série de novas funções, como a militar. Nessa época, qualquer cidadão podia tornar-se um samurai, bastando para isso adestrar-se no Kobudo (artes marciais samurais), manter uma reputação e ser habilidoso o suficiente para ser contratado por um senhor feudal.

Seppuku, (Harakiri) o samurai prefere morrer com honra a viver sem a mesma.
O que mais difere o samurai de quaisquer outros guerreiros da antiguidade é o seu modo de encarar a vida e seu peculiar código de honra e ética.

Seu legado continua até nossos dias, influenciando não apenas a sociedade japonesa, mas também o ocidente.


Pesquisa: silveira
Fontes: pt.wikipedia.org Fotos: www.google.com.br  Vídeo: www.youtube.com