15/08/2015

Baguazhang



                      Baguazhang - 八卦掌






Os praticantes desta arte andam como que ao redor de um círculo, mantêm sua base baixa, o olhar dirigido para o centro do círculo. Periodicamente mudam a direção do movimento enquanto executam as formas características de cada "palma".



A prática de andar em círculos é uma das características fundamentais do treinamento de base e de movimentação do baguazhang. Os deslocamentos em torno do círculo se configuram em uma estratégia de combate que procura evitar um confronto direto de força bruta com o adversário ao escapar pelos lados ou pelas suas costas.



Os aspectos internos do treinamento de baguazhang são parecidos com os do tai chi chuan, artes marciais chinesas com a mesma fundamentação nos princípios do taoísmo.



O Baguazhang foi desenvolvido por Dong Haichuan no começo do século XIX . Segundo seus próprios relatos, ele teria aprendido esta arte marcial de mestres taoístas e budistas nas montanhas da China rural. 




Há evidências que sugerem uma síntese de várias artes marciais pré-existentes ensinadas e praticadas na região em que ele vivia, combinadas à prática taoísta de andar em círculos.



Diversos discípulos de Dong se tornaram professores famosos. Apesar de serem todos alunos do mesmo professor, seus métodos de treino e expressão técnica das palmas diferem: alguns estilos são especializados no empurrar das palmas; outro é conhecido pelas suas palmas sinuosas e outros ainda praticam a técnica de palma Flor de Ameixeira e o estilo de palmas de Ma é conhecido como "Martelo".



Um dos mais famosos praticantes de Bagua do século XX foi Sun Lutang, que estudou Baguazhang com Cheng Tinghua. Sun Lutang teve grande reputação entre os profissionais do seu tempo por ter se destacado em seus estudos e escritos sobre esta arte, tornou-se famoso como criador do estilo Sun de taijiquan.


Pesquisa: silveira
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Baguazhang/ Fotos:  https://www.google.com.br  
Vídeo:  https://www.youtube.com