18/07/2015

Tigers Taekwondo



                                         
                                                 Taekwondo







Taekwondo ( em coreano: 태권도 ) ,  pronuncia: Tae quondo, é uma arte marcial que originou um esporte de combate. Hoje em dia, é um desporto difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, teve seu "batismo de fogo", quando foi um esporte de exibição, continuando com este status nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 1993, o esporte foi adicionado ao programa olímpico oficial, integrando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000.



A Coreia era dividida em três reinos: Koguryeo, Paek-Je e Silla. O reino de Silla dominou toda a Coreia e perdurou até 1392, quando assumiram o poder os Yi. O reino de Silla criou um grupo de guerreiros conhecidos como Hwarang. Eles estudaram a história, filosofia Confuciana, ética e moral budista.



As primeiras artes marciais coreanas desenvolveram-se com a fusão de estilos de lutas desenvolvidas pelos três antigos reinos coreanos. A mais popular destas técnicas era Taekkyeon, um dos segmentos de Subak. Apesar da rica história de artes marciais, as artes marciais coreanas desapareceram na obscuridade durante o final da Dinastia Joseon.



A sociedade coreana tornou-se altamente centralizada e artes marciais foram mal-vistas em uma sociedade cujos ideais eram simbolizados por seus reis-eruditos. Durante seu reinado, Joseon consolidou o seu domínio absoluto sobre a Coreia, incentivou o fortalecimento dos ideais e doutrinas confucionistas na sociedade coreana, importou e adaptou a cultura chinesa.



Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia, o taekwondo tornou-se olímpico, e, em muitas academias, pratica-se o taekwondo olímpico.



Basicamente um esporte de chutes com muita explosão. Mais precisamente 30% de socos e 70% de chutes. Nos Estados Unidos, país onde o caratê era a arte marcial predominante nos anos 1980 e 1990, o taekwondo foi, por muito tempo, "erroneamente" chamado de "caratê coreano". As artes marciais coreanas vêm se desenvolvendo ao longo dos anos, mostrando que a Ásia não se limita apenas ao Japão ou à China.



O taekwondo é bem mais que medalhas, títulos ou promoções dadas aos vencedores de "competições" por aí afora. O taekwondo é a capacidade de vencer uma dificuldade pessoal, é desenvolver outras áreas da vida pessoal por meio da ética empregada no treinamento do taekwondo.

Pesquisa: silveira
Fonte: https://pt.wikipedia.org   Fotos: Vídeo: