03/08/2014

BENEFÍCIOS DO ALHO





O alho, chamado cientificamente Allium Sativum, pode ser utilizado como planta medicinal sendo eficaz na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, porque diminui a pressão arterial, o mau colesterol, promove uma leve dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando a passagem do sangue, e dificulta a coagulação sanguínea, sendo, portanto, eficaz na prevenção de trombos e eventos trombóticos.

O benefício medicinal do alho para o coração deve-se a presença de substâncias como a Alicina, que fluidifica o sangue e relaxa os vasos sanguíneos, e Ajoene que possui ação anti-coagulante.

Nos dias mais frios é bom aumentar o consumo de alho, já que esse alimento tem a capacidade de aumentar as defesas do nosso organismo, contribuindo com a melhora da imunidade. O alho também tem em sua composição algumas vitaminas: A, B1, B2, C e minerais como cálcio, enxofre, iodo, magnésio, selênio, sódio e zinco. Em 1858 o microbiologista francês Louis Pasteur descobriu as propriedades bactericidas do alho. Durante a Primeira Guerra Mundial, o alho foi amplamente utilizado em curativos para prevenir infecções. Dentre as suas funções, destacam-se a capacidade de contribuir com a glicemia sanguínea, atividade antiviral, antibactericida e antifúngica, o que torna o alimento um excelente recurso para fortalecer o sistema imunológico.

Os benefícios do alho se estendem-se ainda ao sistema gastrointestinal reduzindo os processos de fermentação intestinal aliviando também o desconforto gástrico.

Para aproveitar ao máximo as propriedades medicinais do alho, recomenda-se o seu consumo cru, pois estas propriedades perdem-se no processo de cozimento do alho. Pode-se tomar 1 cápsula de alho diariamente ou tomar 2 copos de água aromatizada de alho por dia para alcançar os mesmos benefícios.
Receita da água aromatizada de alho

Ingredientes
1 dente de alho fresco, descascado e amassado
100 ml de água

Modo de preparo

Coloque o dente de alho de molho no copo com 100 ml de água durante 6 a 8 horas (enquanto dorme, por exemplo) e tome em jejum, na manhã seguinte.

A alicina, é a substância ativa presente no alho responsável pelos seus benefícios medicinais, conferindo a ele também o seu intenso aroma. Para esta receita deve-se utilizar o alho cru.




Pesquisa: silveira
Fontes: http://www.tuasaude.com/ http://veja.abril.com.br/ - Foto: www.google.com.br  - 
Vídeo: www.youtube.com