26/07/2014

ANOREXIA



                           



                                                                 

                                        ANOREXIA NERVOSA




Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar resultado da preocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa se olha no espelho e, embora extremamente magra, se enxerga obesa. Com medo de engordar ainda mais, exagera na atividade física, jejua, vomita, toma laxantes e diuréticos.


A anorexia se manifesta principalmente em mulheres jovens, embora sua incidência esteja aumentando também em homens. Às vezes, os portadores do transtorno chegam rapidamente à caquexia, um grau extremo da desnutrição. Pesquisas mostram que, nesses casos, o índice de mortalidade varia entre 15% e 20%.




                


Com a evolução do distúrbio, o número de calorias da dieta diminui cada vez mais. A energia mínima necessária para uma mulher de 58 quilos, por exemplo, é 1400 calorias/dia. Há relatos de garotas anoréxicas que consomem apenas 300 calorias ao dia, provenientes de alface e tomates.

                                                                

Em busca do corpo perfeito, jovens e adultos – mesmo bem magros – insistem em perder peso. Esse quadro pode resultar em uma séria anorexia nervosa - transtorno psiquiátrico que costuma manifestar-se entre os 13 e os 18 anos.

Não existem estatísticas precisas sobre quantas pessoas são afetadas pela Anorexia Nervosa, já que é normal haver a vontade de esconder a doença ou até mesmo a negação de se admitir que exista um problema. Os especialistas acreditam que entre 1% e 10% da população sofra com o distúrbio, especialmente meninas e mulheres jovens.

A Anorexia Nervosa pode ser um problema crônico e difícil de superar. Porém, com o tratamento as pessoas afetadas podem recuperar sua auto-estima e o peso perdido, evitando as várias – e graves – complicações desta doença.



Pesquisa: silveira - Fontes: http://drauziovarella.com.br/ http://www.einstein.br/ http://www.boasaude.com.br/ - Fotos: www.google.com.br - Vídeo: www.youtube.com