25/04/2014

NA PONTA DA LÍNGUA apresenta: Emagrecer

                                                       EMAGRECER COM SAÚDE



Segundo Neuza Cavalcanti, nutricionista clínica: O emagrecimento saudável é aquele que preserva a massa muscular e reduz percentual de gordura. Para que isto ocorra o plano alimentar deve ser composto de todos os nutrientes (carboidrato, proteína, gordura, vitaminas e minerais) necessário ao bom funcionamento do organismo, e em quantidades ideais e individualizadas, porque as necessidades são diferentes em cada etapa da vida.

Uma dieta restritiva perde peso rápido, mas proveniente da redução de massa muscular e água, e preserva a gordura. Esta conduta diminui o metabolismo, fazendo recuperar o peso. É o efeito sanfona, que causa celulite e estrias.

Outro erro comum é não fazer o café –da –manhã. Ao ficar longos períodos sem se alimentar, além de causar compulsão, gera hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), causando falta de concentração, fraqueza, sonolência, etc. Estudos mostram que a falta dessa refeição pode causar a longo prazo diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade.

É mito que carboidrato a noite engorda. O que faz ganhar peso é o excesso de qualquer nutriente, seja carboidrato, proteína ou gordura, porque à noite o metabolismo vai está mais lento. Se a escolha do carboidrato for de qualidade (rico em fibras) e moderadamente, não engorda.



Não deve faltar carboidrato em nenhuma refeição, pois ele ajuda a formar serotonina, que reduz ansiedade e a vontade de comer compulsivamente. Quando o carboidrato é retirado da dieta, o ganho de peso no futuro é mais fácil de ocorrer porque vai comer sem controle para compensar a falta dele no organismo.

Alguns alimentos podem dar um empurrãozinho na dieta e te ajudar a perder alguns quilos. Para isso, você deve adicioná-los aos pratos que consome diariamente para criar receitas para emagrecer.

 


Segundo o site Bolsa de mulher, dentre estes ingredientes milagrosos estão os alimentos termogênicos. Especializada em emagrecimento através da terapia ortomolecular, a Dra. Sara Bragança explica que estes alimentos são capazes de acelerar o metabolismo e elimina mais rapidamente o excesso de gordura.


Estão incluídos neste grupo: canela, gengibre, pimenta, salmão, chá verde, entre outros. Segundo a especialista, esses alimentos oferecem uma expressiva ajuda na eliminação de gordura abdominal.


As fibras, encontradas em frutas, verduras sementes e grãos, também são aliadas da dieta. Elas funcionam como uma esponja no organismo, absorvendo gordura e carboidrato e eliminando-os através das fezes e urina. Segundo a Dra Sara, elas fazem uma espécie de faxina no corpo, daquilo que não é bom.

As sementes que tem casca, como a linhaça, devem ser consumidas trituradas ou moídas, pois a casca é resistente e difícil de ser ingerida, podendo a semente passar intacta pelo sistema digestório e não
proporcionar os benefícios.

Confira duas receitas indicadas por especialistas para emagrecer:

Suco verde



Receita da nutricionista Larissa Cohen, do Espaço Stella Torreão, no Rio de Janeiro.

Ingredientes

1 a 2 folhas de couve previamente higienizadas

Lascas de gengibre (1 colher de chá)

½ copo de água de coco

1 maçã com casca

1 limão espremido

Preparo

Bater no liquidificador, coar e servir.

Suco queima pneu



Receita da Dra. Sara Bragança, especialista em emagrecimento através da terapia ortomolecular.

Ingredientes

1 ameixa-preta seca

2 fatias de abacaxi

3 folhas de hortelã

1 copo (200 ml) de água de coco

1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada

Preparo

Deixe a ameixa hidratar por oito horas na água dentro da geladeira. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba imediatamente sem coar.

DEIXE SEU COMENTÁRIO.

Pesquisa:silveira

Fontes:
http://comosealimentar.com.br/ http://www.temdicas.com/ http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br /
Vídeos: www.youtube.com