19/04/2014

NA PONTA DA LÍNGUA apresenta: aikido










Para os que não conhecem o Aikido, ele não passa de mais uma antiga forma japonesa de defesa pessoal. É verdade que Morihei Ueshiba (1883 – 1969 ), fundador do aikido, treinou muitas artes marcias tradicionais do Japão, mas ele transformou a sua num refinamento de tudo o que havia aprendido, além de combinar com um forte traço filosófico, transformando-o em um método que trabalha a mente e o corpo. "Ai", significa em japonês, harmonia ou amor; “ki”, é energia; “Do”, é caminho de vida, ou seja, o Aikido é o “caminho da energia da harmonia e/ou do amor”.


Na idade de seis Ueshiba foi enviado para estudar noTemplo Jizōderu, mas tinha pouco interesse na aprendizagem mecânica da educação confucionista. No entanto, seu professor também era um sacerdote do Budismo Shingon, e ensinou o jovem Morihei alguns dos cânticos esotéricas e observâncias rituais da seita, o que ele achou intrigante. Ele foi para Tanage Superior Elementary School e depois para Tanabe Prefectural Middle School, mas deixou a educação formal no início da adolescência, em vez de se matricular no privado um ábaco academia, o Instituto Yoshida, para estudar contabilidade.






Em se formar na academia, ele trabalhou em um escritório de impostos locais, por alguns meses, mas o trabalho não combinava com ele e em 1901 partiu para Tóquio, financiado por seu pai.

Ueshiba Trading, o negócio de papelaria, que abriu lá foi de curta duração; descontente com a vida na capital, ele voltou para Tanabe menos de um ano mais tarde, depois de sofrer um surto de beribéri

Em 1903, Ueshiba foi chamado para o serviço militar. Ele falhou no exame físico inicial, sendo mais curto (baixa estatura). "Para superar isso, ele estendeu sua espinha, anexando pesos pesados ​​para as pernas e suspendendo-se a partir de galhos de árvores. Quando ele refez o exame físico ele tinha aumentado sua altura pela necessidade de meia polegada de passar. Ele foi designado para a Quarta Divisão Osaka, 37 Regiment, e era um cabo até o ano seguinte; depois de servir na linha de frente durante a Guerra Russo-Japonesa, foi promovido a sargento.





Recebeu alta do exército em 1907, e novamente voltou para a fazenda de seu pai em Tanabe. Casou-se com sua amiga de infância e ele e sua esposa tiveram seu primeiro filho, uma filha chamada Matsuko, em 1911.

Ueshiba é conhecido por ter estudado várias artes marciais durante a sua vida. Sua formação em Goto-ha Yagyu-ryu sob orientação de Masakatsu Nakai foi esporádico. Ele também treinou em Tenjin Shin'yō-Ryu jujutsu sob orientação de Tozawa Tokusaburo por um curto período em Tóquio e judô sob orientação de Kiyoichi Takagi em Tanabe , em 1911.

Ueshiba mudou-se para Hokkaido , em 1912, e começou a estudar sob orientação de Takeda Sokaku em 1915. Sua associação oficial com o Daito-ryu continuou até 1937.

No entanto, durante a última parte desse período, Ueshiba já tinha começado a se distanciar de Takeda eo Daito-ryu. Naquela época Ueshiba estava se referindo a sua arte marcial como "Aiki Budo" . Não está claro exatamente quando Ueshiba começou a usar o nome "aikido", mas tornou-se o nome oficial da arte em 1942, quando o Grande Japão Martial Virtue Society (Dai Nippon Butoku Kai) estava envolvido em um governo patrocinando a reorganização e centralização de marcial japonesa artes.

A arte de Daito-ryu é a influência técnico principal em aikido. Junto com arremesso de mãos vazias e técnicas conjuntas de bloqueio, Ueshiba incorporou movimentos de treinamento com armas, tais como aqueles para a lança, curto pessoal, e a baioneta. No entanto, o Aikido deriva muito de sua estrutura técnica da arte da espada.

Aikido é freqüentemente traduzido como "o caminho da unificação (com) a energia da vida " ou como "a maneira de espírito harmonioso." O objetivo de Ueshiba era criar uma arte que os médicos poderiam usar para defender-se e ao mesmo tempo proteger a sua atacante de ferimento.

Aikido é realizada pela mistura com o movimento do atacante e redirecionando a força do ataque, em vez de combatê-la de frente. Isso requer muito pouca força física, como o aikidoka (aikido praticante) "leva" do atacante impulso usando entrada e transformando os movimentos. As técnicas são concluídas com vários lances ou joint fechaduras.



Alunos do último ano de Ueshiba têm abordagens diferentes para aikido, dependendo, em parte, quando estudaram com ele. Hoje aikido é encontrada em todo o mundo em uma série de estilos, com largas faixas de interpretação e de ênfase. No entanto, todos eles partes técnicas aprendidas de Ueshiba e a maioria tem preocupação com o bem-estar do aluno.


GOSTOU DA MATÉRIA, DEIXE SEU COMENTÁRIO.

Pesquisa: silveira
Fontes:
http://aikidopesquisa.wordpress.com/ http://www.aikidokawai.com.br/ http://en.wikipedia.org/
Vídeos: www.youtube.com