13/12/2013

Acupuntura



Acupuntura








Acredito que você já ouviu falar em " acupuntura; ".... você permitiria que lhe enfiassem agulhas pelo seu corpo...? Foi o que pensei, vamos então conhecer alguma coisa sobre medicina chinesa, em especial, claro, a acupuntura.

Na Medicina Chinesa existe um fenômeno que se utiliza para o controle biológico do organismo onde acontece a circulação energética. Embora exista um fluxo energético constante e polarizado em cada meridiano ou canal de energia, sempre haverá, dependendo da hora do dia, uma quantidade maior de energia num dos canais, determinando o que se conhece como "relógio cósmico ou orgânico".

Esta energia vital inicia sua ação no Meridiano do Pulmão, passando depois ao Meridiano do Intestino Grosso, em seguida ao do Estômago, do Baço-pâncreas, do Coração, do Intestino Delgado, da Bexiga, dos Rins, ao Meridiano de Circulação-Sexualidade, ao Triplo Aquecedor, ao da Vesícula Biliar, e por último ao do Fígado. Então, volta ao Meridiano do Pulmão, fechando o círculo e iniciando outro no mesmo instante.

O canal de energia percorre todo o corpo, da cabeça aos pés, num fluxo ininterrupto. Há doze meridianos pares existentes simetricamente dos dois lados do corpo. Há também dois meridianos ímpares que percorrem o eixo do corpo e que são conhecidos como "artérias."

A acupuntura já largamente difundida no Brasil e conta com a credibilidade de outros profissionais de saúde e cidadãos de diferentes níveis sócio-econômicos. Ela já existe na Classificação Brasileira de Ocupações - CBO em quatro distintas modalidades (acupunturista, fisioterapeuta acupunturista, médico acupunturista e psicólogo acupunturista).

A acupuntura é especialmente indicada para a redução da dor em casos de fibromialgia e dores localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, diminuição da tensão emocional, reabilitação de pacientes com AVC, ansiedade, depressão, insônia e asma; muito usada também na estética, ajuda a eliminar celulite e gordura localizada sem dor.

As agulhas combatem ainda as rugas, estrias, flacidez, além de proporcionar bem-estar e fazer com que o organismo trabalhe melhor.

Agora que você já sabe um pouco sobre acupuntura, veja os vídeos abaixo
                
Videos: