20/12/2013

O que é depressão?






A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua
história. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima
que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.

Causas :

A depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina, e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células.

A maioria das pessoas não procuram ajuda especializada e não entendem a linguagem técnica dos livros, e enquanto isso vai se complicando o estado de saúde das mesmas. É uma doença que afeta o estado de humor da pessoa, é uma tristeza que parece não acabar mais.

A alimentação é um dos fatores que mais agravam a depressão. Entre esses alimentos estão o gluten (contido no trigo) e o leite. Evite alimentos e bebidas como o álcool, cafeína, açúcar, chocolate, bolachas, bolos, queijo e pão. Estes alimentos dão-lhe um surto de energia que não dura muito tempo. Em breve o nível de açúcar no sangue irá descer drasticamente, fazendo com que se sinta irritável e deprimido. Já o omega 3 tem efeitos antidepressivos potentes e ajuda, mas não é só isso. É essencial praticar exercícios físicos e fazer o máximo para não ficar remoendo pensamentos negativos. Aprender técnicas de relaxamento, como ioga e meditação, pode ajudar a reduzir a ansiedade.

Eu acredito que se a pessoa fizer essas mudanças e tiver um pouco de fé em Deus, será muito difícil continuar com depressão.

" Em muitas oportunidades, diz Sonia Oliveira - psicóloga e autora do livro Depressão : uma sombra sobre a vida, escuto de pacientes e pessoas interessadas no tema Depressão, que pesquisam ou compram livros sobre o tema e acham a linguagem técnica demais, utilizando terminologias que as pessoas sem formação na área da saúde, sentem dificuldades em entender.

Pensando nisso e na expectativa de poder dar uma resposta a essas pessoas, elaborei este livro que não tem a pretensão de ser um livro técnico, e sim, possuir uma leitura simples e esclarecedora.

Outra necessidade que senti dessas mesmas pessoas foi saber sobre os sintomas da doença e se há forma de preveni-la. O livro também trata desse assunto e traz ainda depoimentos de pessoas portadoras da doença ou que já conseguiram supera-la ".

Este livro pode ser encontrado no Amazon, no site abaixo: