27/12/2013

Linhaça



Benefícios da Linhaça






A linhaça (semente do linho) é uma cultura de inverno no Brasil. O principal estado produtor é a região Noroeste do Rio Grande do Sul.

A linhaça vem sendo utilizada com fins medicinais, pois conforme estudos, auxilia na prevenção e combate do câncer de mama. .
Apesar de ser conhecida por suas aplicações medicinais, o principal destino da semente do linho no Brasil é a indústria, para a qual serve como componente de secante de tintas, vernizes, corantes e linóleos.

A semente de linhaça tem óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais ricos em Ômega 3 da natureza e de Ômega 6. Essa presença balanceada entre o Ômega 3 e o Ômega 6 permite a produção de corpos biologicamente muito ativos e importantes que remove o excesso de sódio nos rins, diminuindo a retenção de líquidos, que alivia os sintomas do período pré-menstrual.
"Trabalhos realizados em várias universidades mostram que a semente é capaz de diminuir o risco de outros tumores, como o de cólon e o de próstata" e ajuda no combate a problemas cardiovasculares, obstrução de artérias e redução do mau colesterol (LDL), A vitamina E presente na casca da linhaça combate o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas. Possui grande quantidade de isoflavona, fitoesteróide e lignana que exerce o mesmo papel do estrogênio (hormônio feminino) amenizando a TPM e a menopausa.

É rica em fibras, sacia a fome e estimula o intestino, servindo como forte aliada no emagrecimento e na regularização do intestino.

Existem dois tipos de linhaça: a dourada gosta do clima muito frio e é cultivada no Canadá; a marrom também é uma cultura de inverno, mas aqui no Brasil e, quanto aos seus nutrientes, não perde nada para a outra variedade.

A linhaça dourada por ser mais cara, então acham que ela é melhor do que a marrom; como já foi dito no parágrafo anterior elas contém os mesmos nutrientes. Ela só é mais cara por causa da importação, ela vem do Canadá.

E aí, sabendo de tudo isso vamos deixar que só a indústria continue consumindo-a ?

Fontes: http://www.dieta.blog.br/ http://www.youtube.com


Vídeos: